ESI Colégio Santa Tereza

O Colégio

O ESI-Colégio Santa Teresa é mantido pela Associação Educadora e Beneficente Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas. As Irmãs Scalabrinianas trouxeram para esta escola toda a experiência e competência adquiridas durante mais de cem anos no campo da educação em várias cidades brasileiras e no exterior, como nos Estados Unidos e países da Europa, Ásia e África.


As escolas Scalabrinianas tornaram-se, ao longo dos anos, centros de excelência e referência no ensino personalizado e comunitário. Centros geradores de cultura, solidariedade e formação humano-cristã.


A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas foi fundada no dia 25 de outubro de 1895 pelo beato João Batista Scalabrini, na cidade de Piacenza – Itália. Congregação tem ainda como co-fundadores Padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti. O patrono da Congregação é o grande Cardeal de Milão, São Carlos Borromeo. Por isso, as Irmãs também são conhecidas como Irmãs Carlistas.


A Congregação, desde o início de sua ação pastoral, dedicou especial atenção ao setor da educação, já que as primeiras quatro Irmãs pioneiras que chegaram ao Brasil em 1895 foram trabalhar no Orfanato Cristóvão Colombo, em São Paulo, Brasil, onde cuidavam de centenas de órfãos dos imigrantes italianos e africanos, especialmente os mais pobres e necessitados.

O Carisma específico da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos é o de prestar um serviço evangélico e missionário de atendimento aos migrantes de todas as raças, culturas e etnias.

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo está presente em 27 países, de quatro continentes.


A pedido do vigário da Paróquia São José, Pe. Fortunato Morelli, Irmãs Ana Fachin, Rosalina Scorpiano, Filipina Rocha e Letícia Negrizollo, vieram para Ituiutaba em 29 de dezembro de 1938, ficando hospedadas até 1º de fevereiro de 1939 na residência de Dona Olegária Ribeiro Chaves. O ESI-Colégio Santa Teresa teve sua origem no Colégio Menino Jesus de Praga. Em 11 de fevereiro de 1939, as irmãs iniciaram suas atividades escolares no ESI-Colégio Santa Teresa, tendo sua primeira Diretora Irmã Letícia Negrizollo.


As Irmãs Scalabrinianas realizam sua missão em colégios, hospitais, asilos e de um modo especial se dedicam aos Migrantes em áreas migratórias. Procuram, à luz do Evangelho, levar a esperança, a ser presença na Igreja a esse povo sem terra, sem rumo, sem lar e de futuro incerto.


Objetivos do ESI-Colégio Santa Teresa


- Conduzir o educando à conquista de sua liberdade e dos seus valores;

- Oferecer-lhe condições para ser pessoa consciente, dialogal e criativa;

- Dar-lhe formação cristã, promovendo o crescimento constante da Fé;

- Promover estudos, visando a adequação de novos métodos à situação ensino-aprendizagem;

- Promovê-lo como ser criativo de seu próprio desenvolvimento e participante da sua vida comunitária; 

Assine nossa newsletter

e fique por dentro de todas as novidades.